O Flamengo dá o pontapé inicial para a temporada 2023 nesta segunda-feira ainda sem seu treinador principal, mas já com a programação feita para ganhar tempo de olho no primeiro semestre cheio que terá pela frente. A primeira semana de atividades no Ninho do Urubu prevê exames, avaliações e testes físicos, com folga no fim de semana para as festividades de Réveillon.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/a/B/irpAVLS3SPXlVIz2x84w/2022-10-29t224601z-541657389-up1eiat1r8m88-rtrmadp-3-soccer-libertadores-fla-apr-report.jpg)
Flamengo volta aos trabalhos com mudança na comissão técnica e sem três campeões da Libertadores — Foto: REUTERS/Santiago Arcos
O chefe do departamento médico, Márcio Tannure, e o preparador físico Mário Monteiro, que volta ao clube após quase três anos, são os responsáveis pelos trabalhos com o grupo que ainda não terá os selecionáveis Pedro, Everton Ribeiro, Arrascaeta e Varela. O quarteto, que disputou a Copa do Mundo no Catar, se apresenta a partir do dia 2, já com a presença de Vitor Pereira.
O novo treinador do Flamengo está fora da primeira semana de atividades para evitar conflitos jurídicos por ainda ter contrato em vigor com o Corinthians. Os trabalhos de campo, por sua vez, já terão a supervisão de Rui Quinta, ex-auxiliar de Vitor nos tempos de Porto e que o reencontrará após um período afastado. Como não passou pelo clube paulista, está livre para iniciar a passagem pelo Rubro-Negro sem empecilhos.
A programação para a primeira semana prevê a realização de exames médicos e testes físicos na segunda e na terça-feira com o grupo dividido em dois. Enquanto um fica a cargo das avaliações, o outro inicia atividades de academia em turnos alternados.
A partir da quarta-feira, a tendência é de que todos já estejam no campo para o início dos treinamentos físicos de pré-temporada. Como acontecia nos tempos de Jorge Jesus, trabalhos com bola fazem parte da metodologia de Mário Monteiro, mas, obviamente, com foco no recondicionamento físico.
- Goleiros - Santos, Matheus Cunha e Hugo
- Laterais - Matheuzinho, Filipe Luís e Ayrton Lucas
- Zagueiros - David Luiz, Léo Pereira, Fabrício Bruno, Rodrigo Caio, Pablo e Cleiton
- Volantes - Thiago Maia, João Gomes, Pulgar e Vidal
- Meias - Victor Hugo e Matheus França
- Atacantes - Gabriel, Bruno Henrique, Cebolinha e Marinho
* Grupo contará ainda com jogadores que voltam de empréstimo e jovens da base
Ainda sem reforços, o elenco do Flamengo se reapresenta com três baixas em relação ao grupo que encerrou a temporada 2022: Diego Alves, Rodinei e Diego não tiveram os contratos renovados e deixaram o clube. Sem contar jovens da base, jogadores que retornam de empréstimo e os selecionáveis, 22 jogadores voltam às atividades com apenas um lesionado: Bruno Henrique, que se recupera de cirurgia no joelho.