O sorteio da primeira fase da Copa do Brasil 2024 será realizado nesta terça-feira, às 15h (de Brasília), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Ao todo, estão envolvidos 80 clubes. Também será conhecida a ordem dos mandos de campo da segunda fase. O evento terá transmissão ao vivo no ge e no sportv.
Fique por dentro das regras da competição e de quem pode pegar quem na primeira fase.
Sorteio da Copa do Brasil 2024
- Data: 30/1/2024
- Horário: 15h (de Brasília)
- Onde assistir: ge e sportv
As regras das primeiras fases
As duas primeiras fases da Copa do Brasil são disputadas em jogos únicos. Na primeira, os times de piores posições no ranking de clubes da CBF de 2024, divulgado após o final do Campeonato Brasileiro do ano passado, jogarão em casa, enquanto os times mais bem colocados avançam com um empate.
Na segunda fase, em caso de igualdade no placar, a definição dos classificados será nos pênaltis. O mando de campo já será indicado no sorteio desta terça-feira.
O sorteio
Os 80 clubes que começarão a Copa do Brasil na primeira fase foram distribuídos em oito potes, com dez equipes em cada, tendo como critério de separação o ranking de clubes da CBF de 2024.
Os 40 mais bem colocados ocuparão os potes A, B, C e D do sorteio (e jogarão pelo empate) enfrentarão, respectivamente, os times distribuídos nos potes E, F, G e H (terão o mando de campo).
Da mesma forma também serão sorteados os chaveamentos visando os duelos da segunda fase, uma vez que já será pré determinado se o vencedor de um confronto na primeira fase jogará em casa ou fora na etapa seguinte.
Potes e possíveis confrontos
Pote A x Pote E
Pote A: Corinthians, Atlético-GO, Fortaleza, Cruzeiro, América-MG, Cuiabá, Internacional, Coritiba, Bahia e Vasco.
Pote E: ASA-AL, Souza-PB, Real Noroeste-ES, Fluminense-PI, União-MT, Águia de Marabá-PA, Moto Club, Cianorte, Maringá, Marcílio Dias.
Pote B x Pote F
Pote B: Juventude, Tombense, Sport, Ituano, CRB, Operário-PR, Criciúma, ABC, Sampaio Corrêa e Remo.
Pote F: Operário-MT, Operário-MS, Humaitá-AC, Porto Velho-RO, Trem-AP, Anápolis, São Luiz-RS, Rio Branco-AC, Treze e Iguatu.
Pote C x Pote G
Pote C: Botafogo-SP, Confiança-SE, Brusque, Ferroviário-CE, Paysandu, Brasiliense, Volta Redonda, América-RN, Ypiranga e Aparecidense.
Pote G: Athletic-MG, Murici-AL, Nova Venécia-ES, River-PI, Maranhão, Sampaio-RR, Itabaiana-SE, Villa Nova-MG, Costa Rica-MS e Ji-Paraná-RO.
Pote D x Pote H
Pote D: Amazonas, Retrô, São Raimundo-RR, Caxias, Jacuipense-BA, FC Cascavel, Tocantinópolis, São Bernardo, Portuguesa-RJ e Nova Iguaçu-RJ
Pote H: Real Brasília, Itabuna-BA, Água Santa, Petrolina, Portuguesa Santista, Manauara-AM, Audax-RJ, Capital-TO, Olaria e Independente.
Entram na terceira fase
Além dos 80 clubes que iniciam da primeira fase, a Copa do Brasil conta com mais 12 times que só entram na competição a partir da terceira fase.
São eles: Palmeiras, São Paulo, Red Bull Bragantino, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Grêmio, Atlético-MG, que disputarão a Libertadores, Athletico-PR, classificado via Brasileiro do ano passado, Goiás, campeão da Copa Verde, Ceará, campeão da Copa do Nordeste e Vitória, campeão da Série B.
Ausências
Essa edição da Copa do Brasil será a primeira desde que a CBF aboliu as classificações para a competição via ranking e destinou as 80 vagas para as 27 federações distribuírem nas suas competições estaduais. O que ocasionou algumas ausências importantes.
A maior delas é a do Santos, eliminado na primeira fase do Campeonato Paulista do ano passado e rebaixado para a Série B, o Peixe deixa de disputar a Copa do Brasil após 12 anos.
Outros clubes tradicionais que não irão disputar a Copa do Brasil este ano são Náutico, Santa Cruz, Avaí, Chapecoense, Figueirense, Vila Nova e CSA.
Tabela básica por fases
- Primeira fase: 21 ou 28 de fevereiro;
- Segunda fase: 6 ou 13 de março;
- Terceira fase: 1º ou 22 de maio;
- Oitavas de final: 31 de julho ou 7 de agosto;
- Quartas de final: 28 de agosto ou 12 de setembro;
- Semifinais: 2 ou 17 de outubro;
- Final: 3 ou 10 novembro.