Os Barões da Pisadinha é uma das atrações — Foto: Reprodução/Redes sociais
A Festa Nacional da Banana começa nesta quinta-feira (27) em Jaíba, no Norte de Minas. A programação acontece junto com a comemoração do aniversário de 31 anos do município.
Segundo a secretária de Cultura, Roberta da Silva, foram montados cerca de 20 estandes no Parque de Exposições e a expectativa é de que receber 15 mil pessoas em cada dia de festa. Artistas da região e atrações nacionais vão se apresentar em um palco, montado no parque, e a programação é gratuita. (Leia mais abaixo)
“A festa movimenta a economia local e a expectativa é muito grande. A cidade está preparada para receber turistas de todo o país e quem vier, será muito bem acolhido”.
Além dos shows, na programação tem encontros de motocross e a 1ª Feira Agropecuária, promovida pelo Sindicato Rural de Jaíba e Matias Cardoso.
Veja a programação
Quinta-feira (27)
Abertura oficial com autoridades
21h – Shows com artistas regionais
00h – Show com Barões da Pisadinha
Sexta-feira (28)
21h – Shows regionais
00h – Show com Caviar com Rapadura
Sábado (29)
19h – Homenagem aos produtores rurais que fazem parte do “Projeto Jaíba Terra das Oportunidades” 22h – Toninho e Cleytiano
00h – Show com Parangole
Domingo (30)
12h - Motocross em Jaíba
21h – Shows com artistas regionais
00h – Show com Gabriel Gava
Segunda (1º) - Programação em Mocambinho
12h – Motocross
19h – Shows com artistas locais
20h – Show com Babado Novo
Com pouco mais de 38 mil habitantes, o município de Jaíba foi emancipado em 27 de abril de 1992. Segundo informações que constam no site da Prefeitura, a Colônia, ou o projeto de Colonização, teve seu início em 1949, quando foram criados os primeiros assentamentos de colonos na região de Gado Bravo, na margem esquerda do Rio Verde Grande. Nesta época, foi lançado o Projeto Jaíba que é considerado o maior projeto de irrigação e colonização da América Latina.
“No período de 1967 a 1976 houve grande avanço nas atividades econômicas do Projeto, que ocasionou o surgimento do Povoado de Novo Horizonte, na margem direita do Rio Verde Grande, município de Monte Azul. O povoado cresceu rapidamente e foi transformado em distrito, com o nome de Otinolândia. Em setembro de 1991, foi criado o Distrito de Jaibênia”.
Em 1992, uma lei estadual permitiu a emancipação do município.