Visitantes alertam para os inúmeros problemas registrados pela ausência de manutenção
O Complexo do Barreiro tem 450 mil metros quadrados e é formado pelo o Grande Hotel (Tauá), as Termas, Fonte Andrade Júnior (água sulfurosa), Fonte Dona Beja (água radioativa), Ruínas Hotel Rádio, Hotel Colombo, Hotel da Previdência. Ademais, bosques, lagos, capelas e jardins também fazem parte do Complexo. O local é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA).
Na década de 20, o Complexo do Barreiro já era visitado pela elite mineira e posterior por grandes nomes políticos do país
O principal cartão postal de Araxá, conhecido como Estância Hidromineral de águas termais, o Barreiro atrai turistas de toda parte do mundo. O local recebe grandes eventos e encontros.
A reportagem do Grupo Imbiara de Comunicação atendendo as reivindicações de usuários do local flagrou sinais de abandono logo na via de acesso ao Barreiro. Uma placa de sinalização arrancada e jogada ao chão sem nenhuma manutenção há vários dias.
A sinalização indicava o sentido obrigatório aos motoristas, e até o fechamento da mantéria ainda não havia sido removida
Dentro da Estância foi possível verificar a quantidade de lixeiras quebradas, bebedouros inativos, lodo e agua pés por toda o lago norte poluindo o cenário. Em partes às margens da lagoa galhos e árvores arrancadas promovem a sensação de descuido.
Os locais estão há meses sem a devida manutenção, segundo os visitantes entrevistados
O mato alto gera indignação dos visitantes e praticantes de atividade física. A personal Bruna Lázaro falou sobre as necessidades de manutenção e limpeza do local que acolhe diversas demandas esportivas.
“O Barreiro tem uma estrutura boa para a prática de atividade física seja ela individual ou coletiva, só que o risco aqui está muito grande devido ao mato, falta de estacionamento, falta de bebedouros para a hidratação e pelo aparecimento de bichos porque aqui são crianças e adultos em busca de atividades ao ar livre” enfatiza a profissional.
Bruna realiza atividades de grupos com alunos aos finais de semana no Complexo do Barreiro
A beleza natural do lugar chama atenção, porém a ausência de cuidados promove o sentimento de risco aos usuários. O empresário Leandro Gonçalves falou sobre a importância de garantir a organização do espaço.
“Várias pessoal vêm aqui com frequência, crianças brincam aqui então até pelo perigo de animais peçonhentos é importante a limpeza e manutenção aqui. Eu, como cidadão araxaense acho muito necessário de responsabilidade do Estado ou de algum órgão público manter aqui muito bem organizado e limpo.” – Disse Leandro.
Leandro confirmou que a situação é preocupante e que a solução deve ser urgente
Um outro problema é o emaranhado da fiação da rede elétrica e outros em meio a natureza, durante as fortes chuvas no ínicio do ano parte da fiação cedeu, e os fios ficaram caídos e muitos deles próximos às vias do complexo, causando transtorno a pedestres e motoristas.
Os visitantes chegaram a sinalizar com a própria vegetal o risco eminente de contato com a fiação.
As crianças são limitadas a brincarem em local aberto sob o monitoramento dos pais para evitar qualquer risco, Lenizia Vilela vai ao espaço com as netas mas fica de olho por não sentir segurança.
“A limpeza deixa muito a desejar, o espaço tão lindo e bonito onde praticamente é o ponto turístico de Araxá, pois a pessoas querem vir passear e conhecer aqui. Eles deixam tudo sem limpeza, lixeiras todas quebradas, além da liberação da passagem de carros e motos sem fiscalização no entorno do lago e as crianças brincando, as pessoas não tem cuidado por isso é perigoso, tudo isso é um risco aqui dentro”, afirma Lenizia.
Lenizia teme pelo perigo principalmente pela imprudência de motoristas que não respeitam o espaço público
A principal utilidade do espaço é para a prática esportiva, o ciclista Lucas Eduardo afirma que a solução seria municipalizar o espaço já que o Estado não tem cumprido com a sua obrigação.
“A visão que eu tenho sobre o Complexo do Barreiro é que eu acredito que hoje o Estado é muito grande com 854 municípios, deixar isso aqui na responsabilidade do Estado é ver isso que estamos vendo como estrutura quebrada, precisando de manutenção, a lagoa toda suja. Então, o que a gente pede é passar esse espaço para responsabilidade da Prefeitura o Estado fazer uma doação para a Prefeitura assumir esse espaço aqui da forma com que ele merece. É um espaço tão bonito, todo fim de semana várias pessoas usam o local e ver da forma com que tá hoje é muito triste...”, disse.
O assessor acompanha movimentos políticos que possam contri
Famílias também buscam o Barreiro para lazer e bem estar, o espaço hoje é de responsabilidade da CODEMG – Companhia de Desenvolvimento de Minas, responsável pela manutenção e estruturamento de toda Estância Hidromineral, a limpeza ao entorno do Hotel e de todas as áreas comuns, como os monumentos a Fonte e as Duchas que são utilizadas pelos visitantes de forma gratuita, o local se encontra limpo e acessível.
Porém, ao lado, um outro espaço flagrado pela nossa reportagem gera preocupação. A área em anexo ao espaço para os banhistas está completamente sujo e com fezes de animais, a porta mesmo que trancada dá acesso para roedores e outros animais adentrarem.
O local está tomado por sujeira e mesmo tracado pode gerar riscos sanitários para quem utiliza o mesmo prédio para tomar banho de ducha
Mesmo sendo um cartão postal de Araxá e Minas Gerais, a Estância Hidromineral do Barreiro que encanta por sua natureza carece de atenção, cuidados, estruturação e toda a manutenção que deve ser garantida a esse lugar.