Um terremoto de magnitude 6,3 a uma profundidade de dez quilômetros atingiu a região da fronteira da Turquia- Síria nesta segunda-feira (20), disse o Centro Sismológico dos Estados Unidos (USGS).
Segundo a USGS, o tremor teve seu epicentro na cidade de Uzunbag, no estado de Hatay. A rede Al Jazeera noticiou um segundo tremor, de magnitude 5,8 com epicentro em Samandag.
Segundo o European Mediterranean Seismological Centre (EMSC), outros nove tremores de magnitude menor (entre 3 e 4) atingiram a região ao longo da tarde dessa segunda-feira (20).
Sírios fazem fila para cruzar a fronteira da Turquia após novos tremores atingirem a fronteira entre os dois países na segunda-feira (20). — Foto: REUTERS/Eloisa Lopez
Segundo a agência Reuters, três mortes foram confirmadas e mais de 200 pessoas ficaram feridas por conta dos novos tremores, de acordo com o Ministro do Interior da Turquia, Süleyman Soylu.
Segundo informações da AP, o prefeito da cidade de Hatay, Lutfu Savas, afirmou que há pessoas presas em prédios que desabaram total ou parcialmente. Segundo ele, seriam pessoas que estavam de volta a suas casas para retirar pertences depois do terremoto do início do mês.
Família se abraça durante novo terremoto na cidade de Antáquia, em Hatay, na Turquia. — Foto: Clodagh Kilcoyne/REUTERS
Duas testemunhas da Reuters relataram um forte terremoto e mais danos aos edifícios no centro de Antáquia, outra cidade do estado. Os tremores foram sentidos na Turquia, Síria, Jordânia, Israel e Egito.
Pessoas reagem a novo terremoto na cidade de Antáquia, em Hatay na Turquia — Foto: Clodagh Kilcoyne/REUTERS
O estado de Hatay foi fortemente atingido pelo terremoto do início do mês que vitimou mais de 46 mil pessoas e deixou mais de 385 mil apartamentos inabitáveis e mais de um milhão de desabrigados.
Antony Blinken na Turquia
O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, sobrevoam de helicóptero áreas atingidas pelo terremoto na Turquia, em 19 de fevereiro de 2023 — Foto: REUTERS/Clodagh Kilcoyne
O registro acontece horas depois que o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse à Turquia que Washington ajudaria "pelo tempo que for necessário" após terremotos devastadores e mortais na mesma região há duas semanas.
O auxílio humanitário enviado pelos EUA para a Turquia e a Síria já teria chegado a US$ 185 milhões, disse o Departamento de Estado dos EUA.