Agenda Intermunicipal reúne várias insituições em cidade para segurança de pessoas são realizadas durante o carnaval em Araxá
A Polícia Militar, Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas (COMAD) e Centro de Testagem (CTA) se unem para realizar a Agenda Intermunicipal de ações de segurança e prevenção de saúde durante o carnaval.
Augusto Montandon, presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas (COMAD) disse como surgiu o conselho e como são realizadas as ações.“A agenda foi fundada há muitos anos por mim, junto a Polícia Militar, Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) e do Instituto Foco. A função da Agenda Comum Intersetorial é de estar agregando diversas equipes, tanto governamental como outras instituições para que durante todo o ano possamos estar cobrindo vários eventos. E agora com o início do ano estamos com os trabalhos de prevenção durante o carnaval. Nós estamos fazendo blitz educativas com a secretaria de Serviços Urbanos e outros órgãos. Neste Carnaval estamos realizando as blitz com entrega de preservativos” explica Montandon.
O tenente Galvão da Polícia Militar em Araxá também falou das ações dos militares e a segurança durante os dias de folia, não só nos eventos mas também nas residências que os moradores saem para viagens. “A Polícia Militar já vem praticando ações junto a outras instituições que compõem a Agenda Intersetorial visando a prevenção não só de ações de Segurança Pública mas também de prevenção da saúde no que tange ao uso de drogas. Iniciamos a blitz educativa distribuindo informações de dicas de segurança. A Polícia está pensando não só na segurança dos eventos, mas também na segurança de eventos, mas também na segurança das residências das pessoas que vão viajar neste período” disse Galvão.
A Polícia Militar também alerta para outros cuidados:
O Centro de Testagem (CTA) de doenças sexualmente transmissíveis também faz o trabalho junto à agenda. Principalmente no que se refere à doenças relacionadas ao sexo. A coodenadora do CTA, Roberta da Silva, disse da preocupação em orientar e conscientizar as pessoas a fazer um sexo seguro. “O CTA já realiza o trabalho de prevenção e tratamento de HIV e doenças sexualmente transmissíveis durante todo. Mas durante o Carnaval nós intensificamos o trabalho junto a Agenda Intermunicipal na prevenção e nas blitz. Durante as noites de festa estaremos cobrindo as festas. Conscientizamos as pessoas pois com o abuso de bebidas alcoólicas as pessoas ficam mais vulneráveis para pegar infecções. Atualmente é muito preocupante o número de pessoas com sífilis na cidade. Recentemente 500 pessoas testaram positivo para a Sífilis”, explica Silva.
Roberta da Silva ainda ressalta que tanto homens quanto mulheres podem pegar preservativos em postos de saúde da cidade de Araxá. O uso do preservativo é o mais importante. Ações de prevenção estão sendo realizadas durante os dias de Carnaval.