Chuva em Uberlândia — Foto: Juliana Kopp/g1
Depois de um temporal alagar várias vias e causar estragos em Uberlândia na sexta-feira (10), a população deve continuar atenta aos riscos de chuva forte nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de tempestade para a cidade e a região.
Segundo o órgão, o alerta maior vale para domingo (12) e segunda-feira (13). Nessas datas, são esperadas chuvas entre 30 mm e 60 mm por hora ou entre 50 mm e 100 mm em um dia.
Além disso, é possível o registro de ventos de até 100 km/h e queda de granizo. Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Alerta de tempestade do Inmet para 12 e 13 de fevereiro de 2023 — Foto: Inmet
Defesa Civil orienta moradores
Em caso de temporal, a Defesa Civil faz as seguintes orientações:
- Manter-se atentos aos níveis das águas;
- Manter portas e janelas da casa fechadas para evitar entrada de ventos fortes e animais;
- Não se proteger embaixo de árvores, porque elas atraem raios
- Se houver granizo, é aconselhável abrigar-se em lugares seguros, com boas coberturas;
- Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos;
- Não se arriscar em atravessar a pé ou com veículos em ruas e pontes alagadas ou com enxurradas;
- Se a casa estiver em risco de alagamento ou desabamento, chamar imediatamente a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros;
- Em caso de alagamento é recomendado evitar contato com as águas, pois além da contaminação que pode causar graves doenças, há também o risco de choque elétrico.
Temporal acendeu alerta na Rondon Pacheco
A chuva de sexta (10) provocou vários estragos em Uberlândia. Segundo a Defesa Civil, o maior volume de chuvas foi registrado na estação meteorológica do Bairro São Jorge, que marcou 53,8 mm.
Na Avenida Rondon Pacheco, próximo ao Teatro Municipal, um bueiro transbordou e inundou os dois lados da pista. Motoristas que passaram pela via informaram que o alerta amarelo de enchentes foi aceso, o que indica que os condutores devem ter cautela ao transitarem pela avenida.
Alagamentos também foram registrados nas avenidas João Naves de Ávila e Juracy Junqueira de Rezende, próximo ao Camaru.
Na Avenida Anselmo Alves dos Santos, funcionários da Secretaria de Trânsito e Transportes foram acionados para auxiliar no trânsito devido ao volume de água na pista.
Enchentes também foram registradas no Bairro Morumbi. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma mãe com dois filhos ficaram ilhados dentro do carro, mas a família conseguiu deixar o veículo.
Temporal alagou rua no Bairro Morumbi em Uberlândia — Foto: Corpo de Bombeiros