/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/b/i/anJBjnTLm7rWF0SiBvVA/52343274119-091c332d34-k.jpg)
Vice-Presidente da República eleito em 2018, Hamilton Mourão é o atual presidente em exercício com viagem de Bolsonaro — Foto: Bruno Batista/Vice-Presidência da República
O presidente em exercício, Hamilton Mourão, convocou um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV para a noite deste sábado (31). Mourão assumiu o Executivo com a viagem de Jair Bolsonaro (PL) para os Estados Unidos na tarde desta sexta-feira (30).
Ao blog, Mourão disse que será uma "mensagem institucional", em que falará de "democracia, alternância de poder" e balanço do governo de Jair Bolsonaro. Mourão diz que dará mensagem de “vida que segue” em pronunciamento nacional no sábado.
- Bolsonaro consultou advogados que o aconselharam a sair do país antes de 1º de janeiro
- Em última live do mandato, Bolsonaro comenta explosivo plantado em caminhão e diz que 'nada justifica tentativa de ato terrorista' em Brasília
O pronunciamento tem previsão de durar sete minutos e ocorrerá às 20h, segundo ofício do Ministério das Comunicações.
Sem Bolsonaro no país, Mourão é o primeiro político na linha sucessória para passar a faixa presidencial para Lula. "Faixa é responsabilidade do JB (Jair Bolsonaro)", afirmou Mourão, sem definir se será ele o responsável pelo ato na cerimônia de posse do petista.
A posse do presidente eleito Lula (PT) ocorre neste domingo (1º), em Brasília.