São Paulo — A demora em escavações arqueológicas pode levar à interrupção total da construção da estação Estação 14 Bis-Saracura, da futura Linha 6-Laranja do metrô, localizada no centro de São Paulo. Até agora, somente 10% da obra estaria pronta após mais de 800 dias de paralisação.As informações estão em um parecer enviado no final de junho pelo Governo de São Paulo ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) divulgado pelo portal G1. Procurado pelo Metrópoles, a secretaria de comunicação do governo não negou a existência do documento, mas informou que as atualizações oficiais sobre obras da Linha-6, serão somente através da linha Uni, concessionária responsável.
Segundo o documento, há cerca de três meses o Iphan não fornece um posicionamento formal sobre a situação das escavações e, se não forem adotadas medidas de urgência par aa continuidade dos trabalhos, a obra pode sofrer consequências graves e ser interrompida. Ao G1, o superintendente do Iphan, Danilo Nunes, afirmou que não conseguiu localizar esse dormento e que outros pareceres já foram enviados após o documento.As obras de construção da Estação 14 Bis-Saracura estão interrompidas desde 2023, quando foi encontrado um sítio arqueológico do quilombo do Saracura durante o processo de escavações. O local escolhido para a estação abrigava a antiga sede da escola de samba Vai-Vai e foi historicamente ocupado por populações negras da cidade de São Paulo.
A linha Uni afirmou, em nota, que “todas as atividades de engenharia possíveis de serem executadas, em paralelo ao trabalho de resgate arqueológico, foram finalizadas“. A concessionária ainda diz que está aguardando a finalização dos resgates arqueológicos e a liberação por parte do Iphan para atuar em áreas onde já foram retiradas todas as peças.Por fim, a nota diz que “espera receber as liberações necessárias, até a primeira metade de agosto, para que o cronograma não seja impactado, sem gerar atrasos ou inviabilizar a entrega da obra“.
O Metrópoles procurou, sem sucesso, o Iphan para obter informações sobre o andamento das suas atividades no local. O espaço permanece aberto.