Casal se beija na Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, realizada no domingo (11) na Avenida Paulista — Foto: Fábio Tito/g1
A 28ª Parada do Orgulho LGBT+ vai ter 16 trios elétricos com shows de Filipe Catto, Minhoqueens, Glória Groove e Pabllo Vittar, a partir das 10h de 2 de junho, na Avenida Paulista, em SP. O evento também vai ter o casamento de dois casais homoafetivos.
O tema da Parada neste ano, em que ocorre as eleições municipais, é: “Basta de Negligência e Retrocesso Legislativo - Vote Consciente por direitos da população LGBT+”.
A proposta do tema, segundo seus organizadores, é incentivar discussões sobre a necessidade de contar com representantes que compreendam e acolham as demandas da população LGBT+, comprometendo-se com leis inclusivas e comprometidas com a diversidade.
Por isso, segundo os organizadores, convoca toda a população para comparecer na Parada vestida de verde e amarelo e empunhando bandeiras do Brasil e do arco-íris, "para celebrar o tema e a retomada dos nossos símbolos".
"[É] imperativo que o Congresso e as casas legislativas assumam uma postura mais inclusiva, progressista e enfática, garantindo a igualdade e a proteção dos direitos de todas as pessoas", defende André Fischer, Diretor de Comunicação da APOLGBT-SP.
Outras ações com o intuito de tornar a parada mais inclusiva são rodas de conversa com temas como racismo e empoderamento feminino, além de testagem de ISTs, bloco de pessoas com deficiência e mais.
Confira os destaques da programação deste ano:
- Trio Amstel, com Glória Groove
- Trio Burger King, com Banda UÓ
- Trio Loreal Brasil, com Sandra de Sá e Ludmillah Anjos
- Trio Terra, com Tiago Abravanel, Filipe Catto e Minhoqueens
- Trio Vivo, com Pabllo Vittar
Dias antes dos shows, a Parada vai realizar a 23ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+, em 30 de maio, das 10h até as 21h, no Memorial da América Latina.
Em ambos os eventos a entrada é gratuita. Para a feira, no entanto, é preciso fazer um pré-cadastro no site Sympla.
Pela primeira vez desde 1997, a Parada vai fazer um trajeto diferente, por causa das obras na Avenida Paulista, os trios vão percorrer o lado ímpar da avenida. O público será orientado a entrar no evento pelas ruas Haddock Lobo e Bela Cintra.
Também vai haver 100 ecopontos ao longo da Avenida Paulista e da Rua da Consolação para recolhimento de resíduos. Haverá ainda a presença de catadores para auxiliar na limpeza do trajeto e, após o evento, serão plantadas árvores para compensar as emissões de CO2.