Registro é 1,3% menor em relação a 2023
De acordo com informações da Prefeitura de Prefeitura de Araxá, a mais recente Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), conduzido pela Secretaria Municipal de Saúde em 2024, indicou uma taxa de infestação do mosquito transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya de 2,9%. Os dados foram coletados entre os dias 8 e 10 de janeiro, abrangendo 2.241 imóveis em 118 bairros.
Este ano, o índice registrado apresentou uma redução de 1,3% em comparação a janeiro de 2023, quando o LIRAa indicou 4,2%.
Conforme revelado pelo levantamento, os principais focos do mosquito foram encontrados em vasos de plantas, recipientes plásticos e latas. Os bairros Urciano Lemos, Bom Jesus e Max Neumann apresentaram os maiores números de focos do mosquito da dengue.
Em entrevista ao Grupo Imbiara de Comunicação, o agente de Endemias, Pedro Henrique Honorato, disse sobre o levantamento."Apesar da redução, estamos em alerta, pois ultrapassar 4% representa um alto risco. Um recipiente que frequentemente prevalece nas residências é o vasinho de plantas, um descuido que deve ser observado pelos próprios moradores. Em relação a esses recipientes, solicitamos que os moradores coloquem areia ou até mesmo removam-nos. Este ano, registramos 88 casos positivos, um número expressivo.", disse.
Recomendações
- Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.
- Remova folhas e galhos das calhas.
- Não deixe água de chuva acumulada sobre a laje.
- Lave semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água.
- Mantenha bem tampado tonéis e barril de água.
- Encher de areia até a borda os pratinhos de vasos de planta.
- Se tiver vasos de plantas, troque a água e lave o vaso por dentro com escova, água e sabão, uma vez por semana.
- Guarde as garrafas sempre de cabeça para baixo.
- Guarde os pneus em local coberto ou entregue aos agentes sanitários.
- Não jogue lixo em terreno baldio.
- Os bebedouros de aves e animais devem ter sua água trocada pelo menos uma vez por semana, após serem lavados com sabão.
- As piscinas devem ser tratadas com cloro e limpas uma vez por semana.