Um piloto profissional de drone fez um registro impressionante do MSC Grandiosa fazendo uma manobra no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. As imagens do maior cruzeiro a navegar por águas brasileiras viralizou e acumula mais de 394 mil visualizações nas redes sociais (veja acima).
Rômulo Roberto Venâncio, de 43 anos, trabalha com drones há três anos. Por volta das 17h47 do último sábado (25), ele avistou o navio no cais santista. O piloto estava ao lado do Terminal Edgard Perdigão, na Ponta da Praia, há aproximadamente sete quilômetros de distância do navio.
O MSC Grandiosa é uma das novidades da temporada de cruzeiros 2023/2024 no Brasil, sendo o maior a navegar no Brasil. A embarcação, uma das mais novas e tecnológicas da operadora, tem capacidade para 6.334 mil hóspedes, 1.704 mil tripulantes e conta com 2.421cabines.
O piloto de drone disse ter ficado surpreso em conseguir fazer o registro da manobra, como se a embarcação estivesse 'girando'. No entanto, admitiu ter ficado mais impressionado depois, com a reação dos internautas sobre o navio, que mede 331,43 metros de comprimento e 43 metros de largura.
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"O que demonstrou mais interesse e curiosidade do pessoal, além de ser um navio gigantesco, é que ele não utiliza rebocador. Ele tem os seus motores próprios que o ajudam a rodar no seu próprio eixo, sem máquinas auxiliares [...]. [O Porto de Santos] parece ser muito distante, uma coisa que está tão próxima do munícipe e de quem reside na Baixada Santista, principalmente", disse Rômulo.
Registro impressionante mostra navio fazendo manobra no Porto de Santos (SP) — Foto: Imagens cedidas por @drone.r7
O presidente da Praticagem de São Paulo, Fabio Mello Fontes, explicou ao g1 que o prático acompanha e auxilia o comandante durante toda a manobra, que é combinada anteriormente entre eles.
Segundo o especialista, os navios de cruzeiros são leves e dotados de uma potência alta. No caso do MSC Grandiosa, Fabio disse que a parte de trás da embarcação tem dois motores azipod -- um sistema de hélice que gira 360 graus.
Na hora do giro, as hélices são viradas em 90 graus para o lado que precisa empurrar a água. A frente do navio é jogada para um lado, enquanto a parte de trás vai para o outro. "Faz um binário que o navio gira muito rapidamente no seu próprio eixo", explicou o presidente.