(34)988917135

NO AR

CONEXAO NACIONAL

Com Eduardo Maidana

Brasil

Título da NotíciaPF apura furto de arma de agente durante impasse com indígenas na maior barragem de SC

Estrutura foi fechada durante as cheias no início do mês e ficam na terra Laklanõ Xokleng, em José Boiteux, no Vale do Itajaí.

Publicada em 19/10/2023 às 14:32h - 53 visualizações

por


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Por Caroline Borges, g1 SC

 


Barragem de José Boiteux, SC, verte pela primeira vez na história
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O seu vídeo começa em
 
00:53
 
 
 
 
 

Barragem de José Boiteux, SC, verte pela primeira vez na história

A Polícia Federal confirmou nesta quinta-feira (19) que investiga o furto de uma pistola de 9 milímetros de um agente em terras indígenas. A arma sumiu no período em que policiais federais foram designados a permanecer na área por causa de um impasse que envolvia o fechamento da maior barragem de Santa Catarina. A estrutura fica nas terras Laklanõ Xokleng em José Boiteux, no Vale do Itajaí, e teve as comportas fechadas por causa das cheias.

Durante o fechamento, em 8 de outubro, houve confronto entre policiais militares e indígenas. Segundo o Corpo de Bombeiros, três indígenas chegaram a ser atingidos com balas de borracha.

?Clique aqui para seguir o canal do g1 SC na no WhatsApp

Uma semana depois de fechada, a barragem foi reaberta, em 15 de outubro. Sem operação há quase 10 anos, foi necessária uma força-tarefa de técnicos e órgãos de segurança para garantir a atividade na estrutura, construída em 1992.

A Polícia Federal não informou quando a arma desapareceu, mas disse que o caso é apurado.

policiamento e a segurança na terra é de responsabilidade da Polícia Federal. O órgão ficou no local após o confronto com a Polícia Militar. O governo federal também acompanha a situação e pediu que o Ministério Público Federal investigasse o confronto.

Conforme o governo federal, o fechamento estava autorizado pela Justiça Federal e havia sido acordada com lideranças Xokleng, que vivem na região.

Porém, a comunidade teria sido surpreendida pela chegada dos policiais no sábado para o "cumprimento da decisão antes mesmo do cumprimento do acordo acertado com as autoridades".

A ação ocorreu após Santa Catarina registrar estragos causados por conta das chuvas. Duas pessoas morreram e 60 cidades decretaram situação de emergência. A barragem de José Boiteux é a maior do estado.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(34)984204067

Visitas: 63123
Usuários Online: 8
Copyright (c) 2024 - Web Radio Clube FM 105,9 Araxa MG - Whats (34)984204067
Sejam Todos Bem Vindo(a) a sua Web Radio Clube Fm 105,9 Araxá MG