(34)988917135

NO AR

CONEXAO NACIONAL

Com Eduardo Maidana

Brasil

Título da NotíciaPrivatização da Cemig: governo de MG quer transformar companhia em corporação; entenda

Publicada em 19/10/2023 às 11:36h - 47 visualizações

por


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Por Rafaela Mansur, g1 Minas — Belo Horizonte

 


Prédio da Cemig em Belo Horizonte — Foto: Ronaldo Almeida

Prédio da Cemig em Belo Horizonte — Foto: Ronaldo Almeida

O governo apresentou informalmente a deputados estaduais uma proposta de transformar a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) em corporação, modelo em que a empresa deixa de ter um controlador definido. Segundo especialista, isso significaria privatizar a estatal.

A proposta ainda não foi protocolada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Para isso, o governo quer aprovar antes a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que desobriga estado a realizar referendo popular sobre as desestatizações.

Ela exige também menos votos favoráveis dos deputados para aprovação de vendas de estatais. (leia mais abaixo)

 

Modelo de corporação da Cemig

 

? Atualmente, a Cemig possui dois tipos de ações: um terço delas são ordinárias, com direito a voto, e dois terços são preferenciais, sem direito a voto, mas com preferência no recebimento de dividendos.

? O estado possui 50,97% das ações ordinárias e nenhuma ação preferencial e detém, ao todo, 17,04% das ações da Cemig. Como é dono da maior parte das ações ordinárias, mantém o controle da empresa.

? A proposta do governo é que 100% das ações da Cemig passem a ser ordinárias e que o estado fique com 17,04% delas. A ideia é que sejam estabelecidas "travas societárias" para impedir que outro acionista tenha mais direitos de voto e que MG detenha poder de veto.

? No entanto, apesar de continuar a ser o acionista principal, o estado deixaria de controlar a empresa. O controle seria distribuído entre milhares de acionistas, que escolheriam o Conselho Administrativo, responsável pelas decisões estratégicas do negócio.

 

"É uma forma de privatização. A partir do momento que o estado abre mão do controle acionário, ele está privatizando a companhia. [...] Com a adoção desse modelo, retira-se do estado o controle total sob a empresa, o estado passa a ter uma situação quase de igualdade com os demais acionistas", explicou o advogado Paulo Henrique Studart, especialista em direito público.

 

Segundo o governo, com a transformação da Cemig em corporação, o estado não deixaria de receber dividendos, e a empresa continuaria tendo sede em Belo Horizonte. O Executivo afirmou, ainda, que a tarifa cobrada dos consumidores não seria alterada, porque o valor é definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Ainda de acordo com o estado, o objetivo da proposta é a "eficiência dos serviços" e que a Cemig se torne "mais competitiva e ágil". A privatização da estatais é uma promessa de campanha do governador Romeu Zema (Novo) e defendida pelo chefe do Executivo desde o primeiro mandato.

 

Empresa lucrativa

 

Atualmente, a Cemig atende mais de 9 milhões de clientes. Em 2022, teve lucro líquido de R$ 4,094 bilhões, um aumento de 9,1% em relação a 2021. No segundo trimestre de 2023, o lucro foi de R$ 1,2 bilhão, valor 2.390% maior do que no mesmo período do ano passado.

Para o líder da oposição na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Ulysses Gomes, o resultado da corporação seria a precarização do serviço.

 

"O que ele [governador Romeu Zema] quer mesmo é vender a Cemig, uma empresa que dá lucro, e deixar a conta de luz mais cara. [...] O que é isso se não é colocar o patrimônio do povo mineiro nas mãos de acionistas bilionários, que só pensam em aumentar seus lucros?", questionou.

 

Na avaliação do deputado Professor Cleiton (PV), a retirada do controle da Cemig das mãos do estado faria a empresa perder "sua função histórica e social". Ele defende a federalização da companhia, o que contribuiria para o abatimento da dívida de Minas Gerais com a União.

 

"O estado dá uma demonstração muito clara de que está, neste governo, atendendo aos interesses do setor privatista", afirmou.

 

Para o advogado Paulo Henrique Studart, a transformação da Cemig em corporação poderia atrair mais investimentos e possibilitar maior flexibilidade na condução dos negócios.

 

"Hoje, por ser uma estatal, a empresa precisa observar certos regramentos que outras empresas do setor não precisam. Como é uma empresa que atua num mercado competitivo, quanto mais liberdade tiver para concorrer com outras empresas, melhor, de certa forma", disse.

 

 

PEC que retira consulta popular sobre privatização tramita na ALMG

 

Enquanto começam as discussões sobre a corporação, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) protocolada em agosto pelo estado com o objetivo de facilitar a privatização de empresas estatais, como a Cemig, começa a tramitar na ALMG.

A proposição retira a consulta popular sobre a privatização. Ela também não prevê um referendo para discutir o fim desta obrigatoriedade.

A proposição foi recebida em Plenário no dia 10 de outubro e, na última segunda-feira (16), foi encaminhada para análise da Comissão de Constituição e Justiça.

 

Saiba mais:

 

 

  • Atualmente, a Constituição estadual exige votos favoráveis de três quintos dos membros da ALMG para aprovação de lei que autorize a alteração da estrutura societária de empresas públicas ou a alienação das ações que garantam o controle pelo estado.
  • A PEC revoga esse dispositivo, para que sejam necessários apenas votos favoráveis de maioria simples dos parlamentares.
  • Além disso, a proposta desobriga o estado a realizar consulta popular sobre as privatizações.
  • A Constituição determina que a desestatização de empresas públicas de energia elétrica e saneamento básico seja submetida a referendo popular.
  • Para que ela seja aprovada, são necessários votos favoráveis de três quintos dos deputados.
  • A PEC não prevê referendo popular para discutir a retirada do dispositivo



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(34)984204067

Visitas: 63130
Usuários Online: 13
Copyright (c) 2024 - Web Radio Clube FM 105,9 Araxa MG - Whats (34)984204067
Sejam Todos Bem Vindo(a) a sua Web Radio Clube Fm 105,9 Araxá MG