Duelo da Fronteira em Guajará-Mirim (RO) — Foto: Facebook/Carlinhos Castro
O tradicional Duelo da Fronteira volta a acontecer nesta sexta-feira (13), depois de seis anos sem ser realizado de forma presencial. Serão três dias de festa com a apresentação dos bois-bumbás Flor do Campo e Malhadinho.
Este ano o evento foi reconhecido, através de um decreto, como patrimônio cultural de natureza imaterial de Rondônia. O reconhecimento busca fortalecer a identidade e o compromisso com a proteção da cultura rondoniense.
O festival folclórico da Pérola do Mamoré foi criado em 1995 e é um dos maiores eventos culturais do estado de Rondônia.
Confira a programação:
A abertura do evento está prevista para às 19h. O show de abertura contou com a participação dos levantadores de toadas dos bois-bumbás de Parintins no estado do Amazonas e outros artistas que se apresentam no Festival de Parintins.
No sábado (14) e no domingo (15), os bois-bumbás Malhadinho e Flor do Campo se apresentam. Os portões estarão abertos a partir das 19h. Cada agremiação terá duas horas e meia de apresentação na arena.
Hiato de seis anos
A última edição do evento aconteceu em 2016, mas não houve disputa, pois o cantor e musicista Márcio Paz Menacho, de 45 anos, do boi bumbá Flor do Campo, foi morto com um tiro no rosto durante um assalto dois dias antes do festival.
Nos anos seguintes, o duelo também não aconteceu, pois os representantes dos bois bumbás Flor do Campo e Malhadinho alegaram falta de recursos para a realização do festival.